Pages

LICENÇA

I- É terminantemente proibida a cópia total ou parcial das postagens neste blog.
II- Você pode citar trechos das postagens publicadas aqui desde que inclua um link de referencia ao blog "Enfermagem Continuada", dando os créditos de autoria a mim Enfª Ana Carolina Palmieri.
III- Lei 9610 - artigo 184 do Código Penal brasileiro.
A Grande Precursora da Enfermagem: 
"Florence Nightingale na 
Guerra da Crimeia"


Fonte: youtube.


Florence Nightingale. Enfermeira inglesa. Nasceu em Florença, Itália, a 12 de Maio de 1820 e, faleceu em Londres, Inglaterra, a 13 de Agosto de 1910, aos 90 anos de idade. Entre as pioneiras da Enfermagem destaca-se em primeiro lugar Nightingale, fundadora das escolas hospitalares de enfermagem: foi criadora da primeira escola mundial de enfermagem, destinada a formar enfermeiras capazes de atender enfermos em qualquer lugar onde se encontrassem. Miss Nightingale possuía tudo o que a existência pode conceber de agradável: juventude, beleza, riqueza. Com devotamento sublime, foi a melhor auxiliar dos médicos. Em todos os hospitais de sangue era vista ao lado dos cirurgiões de dia e de noite, com uma lâmpada à mão, a percorrer corredores, animando e fiscalizando as enfermeiras, indo até junto aos leitos dos que sofriam; era por isso conhecida como a “Dama da Lâmpada”. Quando recebeu cinqüenta mil libras de uma subscrição pública, pelos serviços prestados salvando a vida de milhares de ingleses, ela aceitou-as com a condição de empregá-las na fundação de uma Escola de enfermeiras, para multiplicar o número de moças no amor a uma das mais elevadas missões da mulher culta e inteligente – a Enfermagem. Florence Nightingale, a Dama da Lâmpada ou Anjo de Criméia, está perpetuada num monumento levantado em 1915 em Londres, na Praça Waterloo, o primeiro que se erigiu a uma mulher que não foi rainha, mas possuía de sua Pátria a Ordem do Mérito, e como participara de campanhas sanguinolentas fora considerada uma heroína e criatura imortal. Apesar de a Nação desejar enterrá-la na célebre Abadia de Westminster, Nightingale escolhera previamente o seu túmulo modesto e expressivo: todo branco, simbólico dos uniformes das enfermeiras, e com estas modestas expressões: F. N. 1820-1908. O Dia do Enfermeiro é comemorado a 12 de Maio (data de seu nascimento) em sua homenagem.
Florence Nightingale foi uma enfermeira britânica que ficou famosa por ser
Estátua de Nightingale, London Road, Derby. (Imagem: Russ Hamer).
pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Criméia. Ficou conhecida na história pelo apelido de "A dama da lâmpada", pelo fato de servir-se deste instrumento para auxiliar na iluminação ao auxiliar os feridos durante a noite. Sua contribuição na Enfermagem, sendo pioneira na utilização do Modelo biomédico, baseando-se na medicina praticada pelos médicos. Florence, uma Anglicana, acreditava que Deus a havia chamado para ser enfermeira. Também contribuiu no campo da Estatística, sendo pioneira na utilização de métodos de representação visual de informações, como por exemplo gráfico setorial (habitualmente conhecido como gráfico do tipo "pizza") criado inicialmente por William Playfair. Nightingale lançou as bases da enfermagem profissional com a criação, em 1860, de sua escola de enfermagem no Hospital St Thomas, em Londres, a primeira escola secular de enfermagem do mundo, agora parte do King's College de Londres. O Juramento Nightingale feito pelas novas enfermeiras foi nomeado em sua honra, e o Dia Internacional da Enfermagem é comemorado no mundo inteiro no seu aniversário.

POSTAGENS POPULARES

Telefones úteis de Atendimento à Saúde

Cada contato serve para um tipo de atendimento e solicitação. Entenda quando e qual procurar.
telefones úteis

TOTAL DE VISITAS

 
Copyright (c) 2010 ENFERMAGEM CONTINUADA. Design by WPThemes Expert

Themes By Buy My Themes and Direct Line Insurance.